Fernando Varela termina carreira de jogador


Internacional cabo-verdiano retira-se dos relvados aos 37 anos.

Depois de ter ajudado o Alverca a regressar à Primeira Liga, o defesa central Fernando Varela decidiu terminar a carreira de jogador aos 37 anos.

Campeão grego pelo PAOK e bicampeão romeno pelo Steaua Bucareste, Varela representou a Seleção cabo-verdiana por 52 vezes, tendo disputado as fases finais da Taça das Nações Africanas de 2013 e 2015.

Foi em 2006 que o defesa central se estreou como sénior, numa partida da Taça de Portugal, pelo Estoril. Depois de uma época emprestado ao Rio Maior, Varela regressou aos canarinhos em 2007, estreando-se na Primeira Liga na temporada 2008/09 pelo Trofense.

Em 2011, o internacional cabo-verdiano transferiu-se para o primodivisionário Feirense e no ano seguinte iniciou um percurso de dez anos no estrangeiro, representando os romenos do Vaslui e Steaua Bucareste e os gregos do PAOK.

Varela regressou a Portugal em 2022, para representar o Casa Pia, terminando a carreira no Alverca na última temporada, contribuindo com três golos e uma assistência em 33 jogos, numa época marcada pelo regresso dos ribatejanos à Primeira Liga.

O presidente do Sindicato dos Jogadores, Joaquim Evangelista, agradece ao nosso associado o contributo que deu ao futebol português nos relvados, desejando as maiores felicidades para o novo ciclo da sua vida:

“Fernando,

Ao longo da tua carreira foste um exemplo daquilo que deve ser a promoção dos valores do desporto e a integridade que um jogador deve preservar, do primeiro ao último jogo, coroado com o regresso do FC Alverca à Primeira Liga.

Jogadores como tu fazem a diferença e dignificam a classe, deixando uma marca em campo, mas, sobretudo, nos outros, demonstrando que é possível ser bem-sucedido sem abdicar da identidade e valores que nos caracterizam.

És um exemplo para todos os jogadores, pela tua resiliência conciliada com a preparação para o pós-carreira, ao completares a tua formação académica.

Tenho a certeza de que continuarás a ser uma figura marcante do nosso futebol, e que serás bem-sucedido naquilo que decidas fazer.

Obrigado, Fernando. Forte abraço!”

Foto: IMAGO/Maciej Rogowski.

Partilhar