Ricardinho termina carreira de jogador
Ex-internacional português abandona os pavilhões aos 39 anos.
Ricardo Filipe Silva Duarte Braga, conhecido apenas por Ricardinho no mundo do futsal, anunciou o fim da carreira como jogador aos 39 anos.
Maior referência do futsal português, Ricardinho representou a Seleção Nacional A em 188 ocasiões, tendo marcado 142 golos e conquistado os títulos de campeão da Europa e do Mundo pela equipa das Quinas.
Foi no futebol que deu os primeiros passos, mas em 1998 mudou-se para o futsal e tornou-se na principal referência de Portugal da modalidade, tendo sido eleito o melhor jogador do mundo por seis vezes.
Estreou-se como sénior no Miramar, em 2001, seguindo-se passagens por Benfica, Nagoya Oceans, CSKA Moscovo, Inter Movistar, ACCS, Pendekar United, Riga FC e Ecocity Genzano, de Itália, clube onde terminou a carreira.
Em termos coletivos foram 43 títulos, entre competições de clubes e seleções, destacando-se a conquista da Liga dos Campeões por três vezes.
O presidente do Sindicato dos Jogadores, Joaquim Evangelista, agradece ao internacional português o contributo que deu ao futsal enquanto praticante da modalidade, desejando as maiores felicidades para a nova fase da sua vida:
“Ricardinho,
Em meu nome pessoal e em representação do Sindicato dos Jogadores, presto a mais sincera homenagem à fantástica carreira que tiveste.
És a maior figura do futsal português e um exemplo para os jovens que ambicionam ser praticantes da modalidade. O teu enorme talento e dedicação ao futsal serviu, certamente, de inspiração para que muitos jovens se iniciassem nesta modalidade.
Foste e continuarás a ser um embaixador de Portugal. Conquistaste tudo o que havia para ganhar no futsal, foste eleito o melhor jogador do mundo por seis vezes, foste campeão da Europa e do Mundo pela Seleção Nacional e tenho a certeza de que sais de coração cheio, por este currículo incrível.
Não tenho dúvidas de que serás bem-sucedido naquilo que decidas fazer daqui para a frente e contarás connosco para aquilo que precisares.
Obrigado, campeão.”



