Saldo positivo nas transferências da Liga Portuguesa
Entre saídas e entradas de jogadores, os 18 clubes apresentam um registo positivo de 20 milhões de euros.
O Observatório do Futebol da Liga Portugal divulgou um relatório onde analisou as transferências e investimentos feitos pelos clubes portugueses neste mercado de verão, com o principal campeonato português a surgir na sexta posição do top-10 das ligas europeias com melhor saldo entre saídas e entradas de jogadores.
Os clubes da Liga Portugal Betclic investiram 337 milhões de euros na contratação de novos jogadores e receberam 357 milhões com a venda dos seus ativos, o que se traduz num saldo positivo de 20 milhões de euros.
Este valor permite à Liga Portuguesa ser a sexta a nível europeu entre as que apresentam um melhor saldo de transferências. A tabela é liderada pela Liga Francesa, com um saldo positivo de 345 milhões de euros, seguida pela Liga Belga, com um registo positivo de 218 milhões, e pela Liga Alemã, com 181 milhões de euros de lucro. À frente de Portugal, estão ainda as principais divisões dos Países Baixos e da República Checa.
Em sentido contrário, as Ligas Espanhola, Italiana, Turca e Inglesa apresentam um saldo negativo entre saídas e entradas de jogadores, destacando-se o forte investimento do futebol inglês, com a Premier League a apresentar um balanço negativo de 1.513 milhões de euros, entre compra e venda de jogadores.
Este é o 17.º ano consecutivo em que a principal Liga Portuguesa apresenta um saldo positivo no mercado de transferências de verão, sendo, contudo, o valor mais baixo dos últimos seis anos, representando um maior investimento em reforços por parte dos 18 clubes do campeonato português.
A nível europeu, o bicampeão nacional Sporting destaca-se como o décimo clube que melhor saldo apresenta, com um diferencial positivo de 60 milhões de euros entre compra e venda de jogadores.



