Opinião: “Investir na literacia financeira”


Presidente do Sindicato dos Jogadores destaca literacia financeira para os jogadores.

No artigo de opinião desta semana, publicado no jornal Record, o presidente do Sindicato dos Jogadores, Joaquim Evangelista, destaca as ações formativas da CMVM na semana mundial do investidor e a importância da literacia financeira para os jogadores.

“A semana mundial do investidor, que decorre entre 6 e 10 de outubro de 2025, assinala o quão importante para o desenvolvimento da nossa sociedade é fomentar a educação financeira e capacitar quem investe. Ao mesmo tempo, alerta para alguns perigos do nosso tempo, como as fraudes cada vez mais ardilosas e as ameaças ao nível da cibersegurança, num setor onde a oferta se encontra à distância de um clique. Neste contexto do investimento e acesso ao mercado de capitais, a CMVM vai levar a cabo um conjunto de formações durante esta semana, abertas a todos os que tenham interesse por estas matérias.

O Sindicato dos Jogadores associa-se à iniciativa com grande entusiasmo, convidando todos os jogadores e jogadoras a participar nas sessões que decorrerão em formato online. Em boa hora batemos à porta da CMVM, do Banco de Portugal e da ASF para integrar o consórcio de entidades parceiras do projeto nacional “Todos Contam”, ao qual acrescentámos o nosso slogan “e no futebol também”. Quisemos fazer parte deste projeto pela excelência do plano e dos conteúdos formativos, mas acima de tudo pelas particularidades de uma carreira de desgaste rápido e curta duração. Para os jogadores, é fundamental uma gestão adequada dos recursos financeiros, no planeamento familiar, nas estratégias de poupança ou nas oportunidades de investimento. Capacitá-los em literacia financeira é evitar que façam escolhas erradas, que confiem em quem não devem e que canalizem o fruto de anos de trabalho, com sacrifício pessoal e familiar, para negócios ruinosos. Hoje não existe nenhum motivo para que não se aceda a informação fidedigna sobre produtos financeiros, estratégias de poupança ou de investimento, dada pelas plataformas certificadas pelos nossos supervisores financeiros. 

Por detrás de cada história de um jogador enganado ou de um ex jogador falido e sem capacidade para assegurar a sua própria subsistência está, quase sempre, um período da sua vida em que foram feitas escolhas financeiras erradas, o que nos leva a olhar para este tema com a máxima prioridade. Nota final para enaltecer a competitividade das equipas portuguesas nas provas da UEFA, com natural destaque para as vitórias de FC Porto e SC de Braga. Nesta sempre difícil gestão de calendários é de enaltecer a forma como as equipas portuguesas se têm batido. Além do prestígio, enquanto vigorar este sistema de ranking, os resultados desportivos europeus continuarão a ser determinantes para o sucesso e a sustentabilidade financeira do nosso futebol. “

Partilhar