Joaquim Evangelista em painel sobre sobrecarga competitiva
Debate promovido pela Portugal Football Summit.
O presidente do Sindicato dos Jogadores, Joaquim Evangelista, foi um dos oradores do painel “Gerir a carga: como os calendários sobrecarregados afetam o desempenho dos jogadores”, que decorreu no âmbito da Portugal Football Summit.
Com a moderação de Rita Tomás, médica da Unidade de Saúde e Performance da FPF e a participação de Alberto Colombo (European Leagues), Gilberto Silva, ex-jogador, e Maximilian Lankheit (ECA), o debate incidiu sobre os atuais problemas criados pelos calendários das diferentes competições nacionais e internacionais e o impacto na saúde e bem-estar dos jogadores.
O presidente do Sindicato dos Jogadores destacou a necessidade de proteger os direitos dos jogadores nesta matéria:
“Continuamos a assistir a mais jogos e menos tempo de descanso entre competições de clubes e seleções, neste rolo compressor que põe em causa a sua saúde e o bem-estar dos jogadores, com riscos acrescidos para a sustentabilidade das suas carreiras.
O último “workload report” da FIFPRO, referente a 2024/25 mostra dados alarmantes do aumento da carga e diminuição quer dos períodos de repouso dos atletas quer do tempo de pré-época, com enormes riscos associados.
Depois do caso Diarra e após a manifestação de apoio recente pelo Parlamento Europeu aos atletas profissionais, no reconhecimento dos seus direitos enquanto trabalhadores na UE, não é possível continuar a evitar a concertação social e o estabelecimento de regras claras com a participação efetiva dos jogadores.”



