Cabo Verde garante apuramento histórico para o Mundial
Tubarões Azuis venceram Essuatíni por 3-0 e vão estar pela primeira vez na maior competição de seleções.
A seleção nacional de Cabo Verde fez história, ao confirmar o apuramento inédito para a fase final do Mundial 2026, que se vai realizar no próximo ano nos Estados Unidos da América, Canadá e México.
Na última jornada da fase de qualificação africana, os Tubarões Azuis venceram a seleção de Essuatíni por 3-0 e festejaram o apuramento histórico, no ano em que se assinalam os 50 anos da independência de Cabo Verde.
Depois de uma primeira parte sem golos, o marcador foi inaugurado pelo avançado Dailon Livramento, do Casa Pia, aos 48 minutos. A vantagem foi ampliada por Willy Semedo, aos 54’, e fechada por Stopira, capitão do Torreense, aos 90+1’.
20 anos depois, a lusofonia volta a ter uma seleção africana na fase final do Campeonato do Mundo, depois de Angola ter estado presente na edição de 2006.
O presidente do Sindicato dos Jogadores, Joaquim Evangelista, felicita a seleção nacional de Cabo Verde pelo apuramento histórico para o Mundial 2026:
“Em meu nome pessoal e em representação do Sindicato dos Jogadores, felicito a seleção nacional de Cabo Verde pelo apuramento histórico para o Mundial 2026.
Esta qualificação tem um grande significado para a lusofonia, com a possibilidade de, 20 anos depois, a maior competição do mundo de futebol estar representada por três países lusófonos.
Cabo Verde é um país irmão, com este feito a ser alcançado por vários jogadores que atuam em Portugal, num sinal da forte ligação que une os dois povos.
Lembro, ainda, muitos amigos que deram tudo de si ao longo da carreira na Seleção e não conseguiram, no seu tempo, viver este momento histórico. Este feito é uma homenagem a todos eles.
Fazemos votos para que tenham uma excelente prestação no Mundial 2026.
Parabéns, Cabo Verde. Um abraço, Tubarões Azuis!”



