Cinco equipas eliminaram clubes da Primeira Liga


Académico, Sintrense, União de Leiria, Alpendorada e Fafe contrariaram o favoritismo.

Está concluída a terceira eliminatória da Taça de Portugal 2025/26, a primeira ronda com as 18 equipas da Primeira Liga, e, como é tradição na prova rainha do futebol português, houve surpresas.

Cinco equipas de escalões inferiores eliminaram clubes da Primeira Liga. O Académico de Viseu eliminou o Gil Vicente, o Sintrense afastou o Rio Ave, a União de Leiria deixou o Alverca pelo caminho, o Alpendorada ‘tombou’ o Estrela da Amadora e o Fafe fez cair o Moreirense.

Numa eliminatória disputada em três dias, a surpresa maior acabou por ser protagonizada pelo Alpendorada, do Campeonato de Portugal, que eliminou o primodivisionário Estrela da Amadora, vencendo por 3-1, com dois golos de Pedro Pauleta e um de Mário Borges, filho do treinador do Sporting, Rui Borges, em resposta ao tento inaugural de Rodrigo Pinho.

O Sintrense, também do quarto escalão, afastou o Rio Ave, da Primeira Liga, vencendo por 3-2 com um bis de Valdu Té. Dario Spikic adiantou os vila-condenses no marcador, Henrique Henriques restabeleceu a igualdade e Valdu Té marcou dois golos em três minutos, com Karem Zoabi a reduzir a diferença para um golo.

Em Fafe, a equipa da casa, que milita na Liga 3, venceu o Moreirense por 1-0, com um golo de livre direto apontado por João Batista. No Estádio do Fontelo, um bis de André Clóvis, em resposta ao golo de Gustavo Varela, garantiu ao Académico de Viseu a vitória por 2-1 sobre o Gil Vicente.

Por fim, no Magalhães Pessoa, a União de Leiria venceu o Alverca no desempate por grandes penalidades, depois de um empate a dois golos no tempo regulamentar e após prolongamento. Os leirienses estiveram a vencer por 2-0, com golos de Juan Muñoz e Dieu Michel, mas o Alverca restabeleceu a igualdade já depois do minuto 90, por Marezi, de grande penalidade, e Naves. Lucho Vega marcou o penálti decisivo, que colocou a União de Leiria na próxima fase.

Nos restantes jogos da terceira eliminatória da Taça de Portugal, destaque ainda para o Atlético, da Liga 3, que eliminou o Felgueiras, da Segunda Liga, e para o Silves, dos distritais, que afastou o Louletano, do Campeonato de Portugal.

O alinhamento da quarta eliminatória da Taça de Portugal, agendada para 23 de novembro, já está definido, havendo apenas dois jogos entre equipas da Primeira Liga.

Eis o programa de jogos da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal:

1.º Dezembro-União de Leiria
Alpendorada-Casa Pia
Farense-Silves
Estoril-Famalicão
Lourosa-Torreense
Atlético-Benfica
Vitória SC-Mortágua
Vila Meã-Leixões
Fafe-Arouca
Sporting da Covilhã-Lusitano de Évora
FC Porto-Sintrense
Sporting-Marinhense
SC Braga-Nacional
AVS-Académico de Viseu
Tondela-Caldas
Santa Clara-Comércio e Indústria

Partilhar