Goleada coloca Portugal no Mundial 2026
Seleção Nacional venceu a Arménia por 9-1 e garante nona presença em Campeonatos do Mundo.
A Seleção Nacional garantiu o apuramento para a fase final do Mundial 2026, ao golear a Arménia por 9-1, no Estádio do Dragão.
Num jogo disputado sob chuva intensa e com chuva de golos, Portugal inaugurou o marcador por Renato Veiga, que fez o seu primeiro golo pela equipa das Quinas, aos sete minutos, na sequência de um pontapé de canto.
A Arménia ainda esboçou uma reação, com Eduard Spertsyan a restabelecer a igualdade aos 18 minutos. No entanto, Portugal viria a marcar mais quatro golos até ao intervalo. Gonçalo Ramos fez o segundo da Seleção Nacional aos 28’, João Neves ampliou para 3-1 aos 30’ e bisou aos 41’, num golaço de livre direto, e Bruno Fernandes, de grande penalidade, fez o 5-1 em cima do apito para intervalo.
Com uma vantagem confortável no marcador, ainda houve tempo para mais quatro golos na segunda parte, num jogo que homenageou os 60 anos da primeira Bola de Ouro portuguesa, em 1965, conquistada por Eusébio da Silva Ferreira.
Bruno Fernandes bisou aos 52 minutos e completou o hat-trick, de grande penalidade, aos 72’. João Neves não quis ficar atrás e também fez o hat-trick aos 81’, cabendo a Francisco Conceição fechar o resultado em 9-1, ao minuto 90+2’, em cima do apito final.
Pela nona vez, a sétima de forma consecutiva, Portugal garante a presença num Campeonato do Mundo de futebol, estando já assegurada também a participação na edição seguinte, em 2030, na condição de um dos países organizadores da prova.
Desde 2000 que a Seleção Nacional não falha uma fase final de uma grande competição de seleções, Europeus e Mundiais, sendo que a melhor classificação num Campeonato do Mundo foi alcançada em 1966, quando os ‘Magriços’ conquistaram a medalha de bronze, terminando no terceiro lugar.
Portugal foi a 31.ª seleção a garantir a presença no Mundial do próximo ano, juntando-se aos países lusófonos já qualificados Brasil e Cabo Verde, que fará a sua estreia em Campeonatos do Mundo. Pela primeira vez na história, a competição será disputada por 48 seleções, restando 16 vagas, uma vez que a Noruega assegurou o apuramento depois de Portugal o ter feito.
O Sindicato dos Jogadores felicita a Seleção Nacional pelo apuramento para o Mundial 2026, fazendo votos para uma brilhante prestação portuguesa nos Estados Unidos da América, México e Canadá.



