Portugal é campeão do mundo de sub-17


Seleção Nacional venceu a Áustria por 1-0 com um golo de Anísio Cabral.

Fez-se história no Qatar. A Seleção Nacional de Sub-17 sagrou-se campeã do mundo, o primeiro Mundial conquistado nesta categoria na história do futebol português.

Depois dos títulos de campeão do mundo de sub-20 em 1989 e 1991, foi a vez dos sub-17 erguerem o troféu mais desejado, ao vencerem a Áustria por 1-0 na final da competição.

Um golo de Anísio Cabral, aos 32 minutos, assistido por Duarte Cunha, foi suficiente para a equipa das Quinas erguer a taça de campeão do mundo de sub-17.

No capítulo individual, esta também foi uma competição de destaque para as cores portuguesas. O guarda-redes luso Romário Cunha foi eleito o melhor do Mundial de Sub-17, Mateus Mide foi distinguido como o Melhor Jogador da prova e Anísio Cabral foi o segundo melhor marcador da competição.

O presidente do Sindicato dos Jogadores, Joaquim Evangelista, felicita os novos campeões do mundo de sub-17, destacando este feito histórico:

“Em meu nome pessoal e em representação do Sindicato dos Jogadores, felicito a Seleção Nacional de Sub-17 pelo título de campeão do mundo.

Esta conquista faz-me recuar até 1991, ano em que o futebol português arrecadou pela última vez o título de campeão do mundo de seleções, no caso no escalão de sub-20, numa equipa que contava com os nossos saudosos João Oliveira Pinto e Jorge Costa, naquela que foi proclamada como a Geração de Ouro.

Quero destacar a enorme qualidade, talento individual e espírito coletivo que esta Seleção demonstrou, não só neste Mundial, mas também na conquista do Europeu.

Um troféu que representa a excelência da nossa formação e um sinal claro aos clubes de que temos um grande futuro pela frente. Vale a pena apostar no jogador português.

Uma palavra, igualmente, para o selecionador nacional Bino Maçães, um ex-jogador, que comandou de forma brilhante este grupo de trabalho, conduzindo-o à conquista do Mundial.

À Federação Portuguesa de Futebol, que deu todas as condições para que este título fosse possível, e aos clubes destes atletas, que tiveram um enorme contributo para este desfecho, deixo, igualmente, as minhas felicitações.

Parabéns e felicidades para o vosso futuro que, acreditamos, será repleto de conquistas.

Um abraço do tamanho do vosso futebol!”

Partilhar