VIDC - Fair-Play (Viena, Áustria)

O VIDC tem uma longa tradição no campo de desenvolvimento cooperativo na Áustria e foi fundado na “Conferência para a Cooperação Económica e Parceria” que teve lugar em Julho de 1962 em Salisburgo e Viena. A organização foi fundada por Bruno Kreisky e outros políticos do chamado “Terceiro Mundo” como um grupo de reflexão para o desenvolvimento cooperacional e desenvolvimento político, tornando-se na organização Austríaca mais antiga de desenvolvimento político e cooperação.

O VIDC atua no pressuposto de um mundo global justo e apoia processos sociais de transformação, que iniciam esta mudança social. O VIDC está ciente do facto de que é parte das condições existentes e é ativo dentro delas.

O VIDC está dividido em três departamentos. O departamento “diálogo e políticas” que se foca em políticas internacionais e desenvolvimento, o departamento “movendo culturas” que se dedica a trocas culturais entre os países Europeus, Africanos, Asiáticos e Latino-Americanos, e o departamento “fairplay” que trabalha para a diversidade e contra a discriminação dentro e através da área desportiva.

O Fairplay no VIDC começou com a fundação da EC no Ano Europeu Contra o Racismo 1997. Durante os últimos 17 anos, os campos de atividade foram continuamente alargados em cinco áreas principais de ação: anti-discriminação, desporto e desenvolvimento, área Balkan, desporto e inclusão e trabalho dos apoiantes.

Desde essa altura, o VIDC-FairPlay leva a cabo atividades regulares de futebol e consciencialização e coordenou de 2001-2010 com o apoio da UEFA a rede de Futebol contra o Racismo na Europa pan-Europeu (FARE). O FARE chega a 40 países europeus e foi estabelecido em 1999 em Viena no âmbito do departamento fairplay do VIDC.

Na UEFA EURO 2008, o VIDC-FairPlay já havia implementado os projetos de responsabilidade social Unidos Contra o Racismo, Euroschools 2008 e a o projeto Embaixada de Fãs. Em novembro de 2009, o VIDC-FairPlay teve sucesso ao receber uma subvenção CE pelo projeto “Futebol pela Igualdade” (DG JLS) e é parceiro de outro projeto fundado pelo EC chamado “OLYMPIA: Oportunidades iguais via e dentro do Desporto” coordenado pela organização italiana Unione Italiana Sport per Tutti (UISP). Nos campos de desporto e desenvolvimento o VIDC foi a organização coordenadora do projeto “Futebol pelo Desenvolvimento” fundado pelo EuropeAid. Começando em Março de 2011 e acabando em Abril de 2013, o VIDC-FairPlay coordenou o projeto europeu Rede de Inclusão do Desporto (SPIN), fundado pela Comissão Europeia, Sport Unit.

Em 2013, o VIDC-FairPlay lançou uma plataforma nacional para os apoiantes, uma unidade coordenativa para iniciativas de trabalho de apoiantes para a prevenção social na Áustria. Em 2014, o VIDC-FairPlay coordenou a iniciativa austríaca “Nosso Jogo-Our Game” incluindo seis parceiros centrais e mais de 80 parceiros usando o FIFA World Cup 2014 no Brasil para promover os direitos humanos e a inclusão em e através da área desportiva.

As operações do VIDC são controladas por um concelho com cinco membros. Atualmente tem 24 pessoas pagas, onde 12 estão a trabalhar para o departamento de “diálogo e políticos”, 4 para o movimento de culturas e 8 – maioritariamente empregados em part-time – para o departamento fairplay.

O VIDC-FairPlay, representado por Markus Pinter, é um membro eleito da rede FARE.

Site: http://www.fairplay.or.at/

Voltar a listagem


Apoio

O Projecto SPIN conta com o apoio financeiro do programa Erasmus+ da Comissão Europeia. 

O Erasmus+ é o programa da Comissão Europeia, no domínio da Educação, Formação, Juventude e Desporto.

Este programa tem permitido a vários jovens e profissionais viver experiências enriquecedoras e desenvolver projectos únicos a nível internacional.