Be Active: mais e melhor desporto


O Sindicato dos Jogadores volta a promover um conjunto de atividades na Semana Europeia do Desporto, com o lema 'Be Active' e o desígnio de fomentar a prática desportiva e todos os benefícios pessoais e sociais que estão relacionados. Portugal continua a ter indicadores nesta matéria que são inferiores à média europeia e isso tem naturais consequências no bem-estar e qualidade de vida da nossa população.

São três as atividades que marcam esta semana. Ainda antes do arranque oficial, decorre no Campus do Jogador a 4.ª edição do Union Women’s Cup – Torneio Carla Couto, em sub-17, que envolve um escalão competitivo essencial para o desenvolvimento do futebol feminino em Portugal. Precisamos de falar, promover e comunicar o futebol no feminino, num período difícil de afirmação, com vários problemas registados no final e início desta época desportiva. Celebraremos as jovens praticantes e as famílias, que apoiam este sonho de chegarem ao patamar profissional, com todas as barreiras que fazem parte do percurso da mulher no nosso país.

O companheirismo, o fair-play e o ambiente de festa marcam este projeto pensado e desenvolvido pelo nosso departamento de futebol feminino, liderado pela Carla Couto. O Campus do Jogador será, ainda, espaço de convívio entre os mais velhos. Ex-profissionais de futebol e a equipa do Município de Odivelas aproveitarão as condições de excelência do Campus para praticar Walking Football, num momento de convívio e diversão, sempre com a bola colada ao pé.

Finalmente, após meses de preparação dos jovens coordenadores do projeto SPIN Youth, que o Sindicato dos Jogadores integra no âmbito do programa Erasmus+ da União Europeia, serão implementados os planos de ação para a Semana Europeia do Desporto, envolvendo os mais jovens em atividades desportivas e momentos de convívio que irão promover, simultaneamente, estratégias de desenvolvimento e inclusão social.

Um agradecimento especial à ANFR e ao Clube Xico Andebol por terem aderido a este projeto da rede SPIN, que depois de se focar no apoio aos refugiados, migrantes e requerentes de asilo, bem como às mulheres em situação de exclusão e vulnerabilidade, trabalha no apoio aos mais jovens, empoderando-os num espírito proativo e transformador, dentro das suas organizações, a quem lançamos o desafio de preparar o futuro do nosso desporto. Esta semana é muito mais do que um espaço publicitário, trata-se de um convite à sociedade para refletir sobre os benefícios inequívocos em praticar e ter envolvimento no desporto.

Artigo de opinião publicado em: jornal Record (21 de setembro de 2025)

Mais Opiniões.